Skip to content

West End Girl

Lily Allen, 2025

capa do álbum west end girl

Lily Allen na capa do seu álbum "West End Girl"

antes desse álbum, conhecia poucas músicas da Lily, apesar do seu imenso sucesso no começo dos anos 2000. só consigo lembrar agora de umas duas: “Fuck You” e “Somewhere Only We Know”. dessa forma, me falta repertório sobre a carreira dela para fazer comentários mais detalhados – para a sorte de vocês!

no entanto, todavia, contudo… descobri por meio desse álbum que ela era casada com um ator muito famoso conhecido por um tal personagem policial da série Stranger Things (Matt e Ross Duffer, 2016). bom, era. o álbum praticamente inteiro é sobre o casamento e os fatores que levaram ao divórcio. a dor nas letras e nos vocais é perceptível. apesar de seguir um pouco daquela sonoridade mais “bobinha”, delicada, às vezes até cômica, com vocais simples e melodias suaves, dá para notar a melancolia na voz da Lily. o desânimo, a preocupação, a raiva, o deboche. senti muito por ela em cada música que, enfatizo, é bufo atrás de bufo. quando você pensa que a fofoca esfriou, vem uma música com as letras quentíssimas.

observações: gosto muito de como "west end girl" é a primeira do álbum, além de ser a faixa-título. o contexto por trás da música carrega pequenos detalhes que aconteceram na história deles mas também um foreshadowing, uma previsão do que estava por vir. “the west end” é um distrito em Londres conhecido historicamente pela sua cultura teatral, o título parece ser meio que uma provocação também. vi uma entrevista, de quando eles ainda estavam casados, que ela anuncia a notícia de ter conseguido o papel e o querido entra na frente para falar que já tinha feito várias audições e nunca conseguiu papel principal em uma peça. depois, ele fala que está feliz por ela ter conseguido e faz uma expressão não muito agradável. a simulação – acredito que seja uma – da conversa no telefone entre os dois, no final da música, por si só já revela muita coisa. acho a palavra escolhida para o título da próxima faixa, "ruminating", perfeita para expressar o que ela quis dizer. imagino que seja uma sensação péssima e dá pra sentir a raiva e a dor dela só de relembrar o que ele disse. bônus: em uma parte da música tem som de faca, lá pelos 24s.

“relapse” dá a entender que a Lily tem um histórico com bebidas e medicamentos, toda essa situação fez ela pender a uma recaída - é uma música muito triste. em “nonmonogamummy” ela fala sobre abrir o relacionamento, algo que ela não tinha interesse, mas faz esse esforço para não perder o marido – tudo isso em uma música com influências de reggae com um cara cantando no fundo “BOMBOCLATT”, juro. em “dallas major” ela canta sobre algo parecido, sobre tentar sair com outras pessoas mas odiar todo esse cenário em que ela se encontra. em “beg for me” ela diz que quer amada, abraçada, desejada, mimada, no entanto, o marido dela não dá a mínima em relação à dor que ela está sentindo: “por que você não implora, não implora por mim?”. também em “beg for me” ela faz sample de uma música muito popular no reino unido lá no começo dos anos 2000, “never leave you” da Lumidee, cujo refrão diz “se você quiser que eu fique, eu nunca irei embora”. em “fruityloop”, Lily fala sobre seu ex marido ser apenas um “garoto” procurando uma mãe – ele tem uns 50 anos tá –, que o dinheiro e a fama tornou tudo mais complicado para ele, enfim, “desculpas”, até que…

eu sou só uma garota
procurando por um pai
achei que poderíamos quebrar o ciclo
achei que poderia te fazer feliz
é o que é
você é uma bagunça
eu sou uma megera
gostaria de consertar todos seus problemas
mas seus problemas são seus para você consertar
porque não sou eu
é você

por fim, “fruityloop”, que além de ser aqueles cereais coloridos e redondinhos muito consumido por crianças, também é uma expressão usada no reino unido para alguém que é “pertubado”. ela reconhece que ela não teve culpa nisso tudo. a música também faz referência ao seu próprio álbum “It’s Not Me, It’s You” e fecha um ciclo. não pulo nenhuma, mas minhas preferidas são “ruminating”, “pussy palace”, “4chan stan” e “dallas major”!!!


retornar.