Grande Menina, Pequena Mulher (2003)
Molly (Brittany Murphy) e Lorraine (Dakota Fanning) em pôster brasileiro de "Uptown Girls"
imaturidade, drama, mecanismo de defesa, aparência ou essência... não corresponder às expectativas do que se entende por "adulto" no imaginário popular pode ter uma ou diversas razões. em determinado momento contemplativo pós-criação desse espaço, me senti um tanto envergonhado. para além de ser um lugar no qual disponho de certa vulnerabilidade, me veio à mente que não é algo formal – e não é para ser –, que não é algo que esperam que uma pessoa adulta esteja fazendo.
acredito que algumas obras e figuras nos aparecem no tempo certo, por esse motivo tento respeitar o ritmo daquilo que me cerca ou da denominação de sua preferência: Deus, o universo, a natureza ou todos em conjunto. "Grande Menina, Pequena Mulher" (2003) me tocou em aspectos comuns à casa dos vinte. o medo causado pelas incertezas, inseguranças, o poder da escolha tão evidente e ameaçador. o filme apresenta duas personalidades, à primeira vista, bem distintas. Molly, uma jovem mulher herdeira de uma grande fortuna, é carismática e despreocupada; enquanto que, Ray é uma criança sarcástica, metódica e atarefada, filha de uma grande produtora musical. ambas as personagens possuem um histórico que justificam seus comportamentos, Molly perdeu seus pais bem jovem, teve pouca ou nenhuma assessoria durante seu crescimento e se apega às memórias da infância para lidar com situações desafiadoras. o pai de Ray está em coma e sua mãe é muito ocupada, de modo a tornar necessária a contratação de uma babá, razão pela qual se dá o encontro das duas personagens, afinal, a fortuna de Molly foi roubada e ela precisa se sustentar de alguma forma.
vou tentar não comentar muitos detalhes para não comprometer a experiência de vocês ao assistirem o filme! a partir do título e dessa breve sinopse já é possível notar as dinâmicas simbólicas que serão desenvolvidas ao longo do filme...
(em processo de escrita! caso você tenha chegado muito cedo, já já adiciono o restante).